top of page
capa_sementeira_tratore.jpg

SEMENTEIRA

Sementeira, lançado em 2021,

é o primeiro álbum da cantora e compositora Marcela Velon.

Com o recém lançado trabalho, obteve reconhecimento em 3 seleções.

Foi Premiada como Melhor Intérprete no Festival de Música da Rádio MEC 2021 com a canção O Adeus, parceria com Aluizio Elias (letra), entre as 6 selecionadas pelo júri entre mais de 1300 inscrições enviadas em âmbito nacional.   

Finalista do Prêmio Profissionais da Música 6 edição (2021)

na categoria Jazz Singer, e semifinalista no Festival da Rádio MEC 2020, com a sua música La casita, ficando entre as 50 selecionadas na primeira fase.

Depois de integrar por anos grupos de música popular brasileira - desde o Grupo Água Viva, de música instrumental, até Bebossa, um sexteto vocal a capela - Marcela começa a divulgar a sua extensa produção autoral reunindo canções como Carta à Saudade e Marulho (compostas em 2004 e 2006) e La Casita e Cantilena de Airumã (compostas em 2016).

Caracterizadas por melodias marcantes e harmonias que lembram a produção mineira do Clube da Esquina, as canções de Marcela Velon trazem um lirismo muito pessoal e reflexivo.

Chama para a defesa dos povos da Terra e da natureza; fala sobre a morte e o poder da vida; celebra a existência e a paz. 

O álbum "Sementeira" é um convite a olhar para dentro, a se dar um tempo de escuta para um outro lado da vida.

Parece ter demorado a chegar à público, mas nasceu num momento oportuno para ser ouvido.

 

MARCELA VELON

Bio//

 

Marcela Velon é cantora e compositora residente no Rio de Janeiro.

Nascida em 3 de junho de 1981, desde os 5 anos brincava de se apresentar cantando para a família.

Iniciou seu contato com a música aos 11 anos aprendendo piano, passando depois para o violão, mas foi com 18 anos que decidiu dedicar a vida à música. Começou a ter aulas particulares de canto, inicialmente canto erudito e depois popular. Em 2000 entrou para a Oficina de Música de Itiberê Zwarg no extinto Seminários de Música Pro Arte onde permaneceu por 5 anos. Ingressou para o curso de Bacharelado em MPB na UNIRIO em 2002. Nesse período criou  2 grupos de música popular com amigos, iniciando sua carreira profissionalmente. O repertório abrangia compositores como Tom Jobim, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, entre outros.

Em 2006 foi formado o Grupo Agua Viva, com o qual permaneceu por 10 anos. Foi ali que mostrou suas primeiras composições: Carta a Saudade (composta em 2004) e Marulho (composta em 2006). Nesse trabalho utilizava a voz

 como um instrumento junto ao naipe de sopros e apenas em suas músicas cantava canções. Com o Agua Viva, Marcela realizou shows em diversos festivais de jazz e música instrumental, tendo viajado para Uruguai e Argentina. O Grupo Água Viva lançou 2 álbuns; "Mundo ao Revés" (2012) e "O Louco" (2016). 

Sergio Santos elogiou a originalidade de suas letras e Airto Moreira a naturalidade de seu canto mesmo interpretando melodias complexas por ocasião do lançamento do disco Mundo ao Revés.

Marcela Velon também integrou o sexteto vocal Bebossa, de 2008 a 2012, tendo lançado com este o álbum "A Galeria de Menescal" (2012), junto com Roberto Menescal e Wanda Sá.

Em 2010, a canção Iara, composição sua com parceria de Lucas Dain, ficou em quarto lugar no XIV Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande. Sua música Marulho junto com outra composição de João Bittencourt levou o Grupo Água Viva a ganhar o Prêmio Tápias de Música em 2007. 

Atualmente Marcela atua também como professora de canto, é idealizadora, regente e arranjadora no Corallua, coral feminino, desde 2015, e do projeto Oficina de Canto Popular Brasileiro que iniciou em 2021 com o primeiro módulo sobre o gênero Forró; do Causos de cantos do Brasil: memória, afeto e cultura, uma série de entrevistas em que conversa sobre canto popular em diversos contextos de atuação (disponível no Youtube: Marcela Velon).

Integra o grupo de ensino e pesquisa em canto popular Voz me Livre, coordenado por Suely Mesquita; o coletivo Essa Mulher, que fomenta a produção de mulheres compositoras no Rio de Janeiro através da produção do Sonora - Festival Internacional de Compositoras (RJ) e da Mostra Essa Mulher. Marcela integra ainda a coletiva Primavera das Mulheres, com mulheres de diferentes áreas artísticas.

Sua privilegiada trajetória incluiu posteriormente uma segunda graduação em Licenciatura em Música (UNIRIO, 2012), especialização em Musicoterapia (CBM, 2012), formação na pedagogia vocal de Jeanie LoVetri com o curso Somatic Voicework Program TM (Shenandoah University, 2013), onde também foi professora assistente no nível 1 realizado em 2020 no RJ; aperfeiçoamento em voz com Formação Integrada em Voz (CEV-SP, 2013); e mestrado em Musicologia (Documentação Histórica), onde pesquisou a trajetória artística e vocal de Elizeth Cardoso (UNIRIO, 2015). Atualmente Marcela Velon é doutoranda em Musicologia pela UNIRIO e seu trabalho abordará 3 coletivos de mulheres compositoras e análise de algumas de suas composições.

VEJA

video//

CAPA E VERSO DO ÀLBUM SEMENTEIRA

DISCOGRAFIA

2004-2021

Sementeira

Sementeira

O Louco

O Louco

Mundo ao Revés

Mundo ao Revés

A Galeria de Menescal

A Galeria de Menescal

Caminhos da Paz

Caminhos da Paz

Mineiro Não

Mineiro Não

Vozes da Rua

Vozes da Rua

Circular do Faro

Circular do Faro

Parioca

Parioca

Todas as Cores

Todas as Cores

A Filial

A Filial

INFO BÁSICA

 

origem//

Rio de Janeiro, Brasil

 

gênero//

Música Brasileira

Brazilian Music

anos em atividade//

2004-presente

website//

marcelavelon.wixsite.com/marcelavelon

Portfolio geral

(toque aqui)

download

Tech Rider

Hospitality Rider

Set List

Press Release

© 2023 by Rafael Nash. Proudly created with Wix.com

bottom of page